Fortalecendo

17 de dezembro de 2010

O Espaço no Peito Onde o Vento Assovia



Mas e quanto aos que se foram? As histórias geralmente são centradas naqueles que ficam, e no que eles sentem com a falta daquela pessoa que se distanciou. Mas e para o amigo que está longe, como são as coisas? Quantos param para analisar o quanto uma partida afeta todos os recônditos da alma que parte?
Com o tempo, as memórias daquele que se mudou são confinadas a um álbum de recordações, algumas histórias divertidas (ou trágicas, dependendo da personalidade do recordado em questão) e lágrimas de saudade em alguma ocasião especial, mais emocional. E só. É o perder um amigo, um parente, um amor. A vida continua, e a familiaridade é o melhor consolo para o tesouro roubado.
Àquele que se vai, entretanto, não lhe é concedida a bênção de se apegar ao que é habitual. Pelo contrário, a única coisa que lhe é garantida é a maldição de ter que viver o resto de seus dias com um coração nunca pleno. Enquanto ele conquista para si asas naquele lugar de novas oportunidades inimagináveis, as raízes de sua vida vão sempre atrapalhar a alegria plena. Mesmo quando elas ameaçarem vir à tona, tornando-se cada vez mais superficiais, colocando em risco a tênue ligação com o ontem; os fundamentos da personalidade vão sempre ocupar um espaço na alma – quer na superfície exposta a todos ou na profundeza mais bem guardada. E o único aspecto familiar que lhe sobram são as raízes.
Enquanto aos que ficam resta suportar a dor de uma perda, aos que se vão resta ansiar por sentir apenas uma única dor. Perde-se tudo e quase não há base com a qual reconstruir. É um esforço constante de sobrevivência e reconstrução, tentando agarrar os resquícios de aspectos e relacionamentos da vida anterior… falhando na maioria das vezes. E é por isso que nunca mais a alma é plena; no peito há sempre de ficar um pequeno espaço por onde o vento consegue assoviar.

2 comentários:

Jessica disse...

Lindo, lindo, lindooo texto!!!

Seria bom uma rolhinha pra tapar os espaços...=P

Bjs Paulinhaa!

Paula disse...

Lindo, neh, Jhessi. É da linda da Brenda Nepomuceno, qd puder visite o blog dela. Tem o link ali no nome dela. Beijos gatãnn.